Sobre

O Formigueiro Tecnológico é um grupo de desenvolvimento de software sem fins lucrativos, que visa o fomento à inovação tecnológica, com a criação de sistemas de informações voltados a melhoria na execução, no controle e no gerenciamento, dos diversos processos de negócios presentes em instituições públicas e privadas, em seus mais variados níveis organizacionais.

Com uma equipe formada por professores e alunos estagiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Bom Jesus da Lapa, o grupo vem inicialmente desenvolvendo aplicações voltadas para o atendimento das demandas internas do campus, tendo em vista o grande número de departamentos que não possuem sistemas de informação e que precisam lidar com um grande número de dados.

  1. Qual a nossa finalidade?

    Além promover o fomento à inovação tecnológica, o grupo tem como finalidade a qualificação profissional dos discentes da instituição, que podem colocar em prática, conhecimentos adquiridos nas disciplinas de banco de dados, algoritmos, análise e desenvolvimento de sistemas, com a participação em projetos reais, que fazem os mesmos entenderem e vivenciarem o cotidiano de uma profissional de tecnologia da informação que atua com desenvolvimento de sistemas.

  2. Porque o nome formigueiro tecnológico?

    A origem do nome do grupo surgiu de forma inusitada, pois em uma manhã de trabalho, enquanto desenvolvíamos e modelávamos algumas soluções, algo chamou a nossa atenção, um enorme formigueiro tinha se instalado na nossa sala. Após algumas tentativas de eliminar o formigueiro, percebemos que havia uma enorme resistência daquela espécie em continuar alojada ali, pois mesmo com a limpeza diária, no dia seguinte os mesmos reconstruíam seu espaço completamente. Passamos a pesquisar brevemente sobre formigas e descobrimos algumas características interessantes desse ser, algumas essenciais para equipes de desenvolvimento, tais como: alto nível de organização, com divisão de tarefas bem definidas; capacidade de executar uma grande carga de trabalho; e capacidade de arquitetar complexas e engenhosas obras. Como nossas equipes possuem os mesmos ideais e capacidades, resolvemos unir a ideia de formiga com tecnologia, resultando no nome Formigueiro Tecnológico.