Portifólio

Sistema de Informação Acadêmico para Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão

Descrição

Esse sistema é utilizado no gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Extensão, e atua principalmente no controle das atividades desempenhas por estagiários e pesquisadores. A aplicação possui três módulos distintos, denominados appCoordenação, appPesquisador e appEstagiário. O primeiro módulo, utilizado exclusivamente pela coordenação do grupo, é voltado para o controle de estagiários, pesquisadores e supervisões. O segundo módulo, direcionado aos pesquisadores, atua no controle de projetos e atividades. O terceiro e último módulo é de uso dos estagiários, para que esses possam preparar suas apresentações de relatório e ter um controle de suas atividades.

Demonstração

Autor (es)
  • Gelson Pereira (Estagiário)
  • Cleisson Fabricio Leite Batista (Orientador)

 

Sistema de Informação para Gerenciamento de Biblioteca

Descrição

Esse sistema foi implementado para garantir uma maior segurança e agilidade na execução das tarefas administrativas da biblioteca, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Bom Jesus da Lapa. Esse sistema permite controlar, livros, usuários, realizar empréstimos, registrar frequência de acesso a biblioteca e aos computadores. Além disso, essa aplicação disponibiliza relatórios que permitem uma análise detalhada sobre os empréstimos realizados na biblioteca, sobre os usuários que utilizam os serviços da mesma e sobre os livros disponíveis no acervo. Essa aplicação possui um módulo de acesso externo que permite consultar livros e visualizar estatísticas de uso da biblioteca, estando disponível no sitio institucional do campus.

Demonstração

Autor (es)
  • Luciano Mesquita (Estagiário)
  • Vanilson Silva (Estagiário)
  • Cleisson Fabricio Leite Batista (Orientador)

 

Sistema de Informação para Gerenciamento dos atendimentos Psicológicos

Descrição

Esse sistema foi desenvolvido para ser utilizado no agendamento, controle e acompanhamento, dos atendimentos psicológicos no Instituto Federal Baiano, campus Bom Jesus da Lapa. O sistema possibilita a articulação entre agendamento, relato das sessões e classificação dos casos atendidos dentro de uma lista de queixas relacionadas à vida acadêmica do aluno. Além disso, o sistema apresenta eficiência na  apresentação rápida dos relatórios quantitativos associados aos tipos de queixas, na exibição de casos atendidos versus pendentes, na localização rápida do histórico de atendimentos do aluno e na quantificação das sessões. Anterior a implantação do sistema, os atendimentos eram registrados em formulários impressos, demandando do psicólogo tempo e um tratamento cuidadoso das informações que estavam armazenadas em papéis, que porventura poderiam ser facilmente perdidas. Desenvolvido com a ferramenta Oracle Aplication Express e com  o Banco de Dados Oracle 11G, o sistema proporciona a organização dos agendamentos; a visualização dos relatórios de atendimentos; a percepção objetiva das principais demandas ao serviço de psicologia; a quantificação contínua das queixas para atendimento; ao acesso do histórico de atendimentos dos estudantes; e aos registros específicos das estratégias de intervenção decorrentes do atendimento. Todos estes itens facilitam a avaliação do progresso do aluno e maior otimização do tempo do psicólogo no que diz respeito ao trabalho voltado à orientação e à queixa escolar.

Demonstração

Autor (es)
  • Manoel Alves Delson (Estagiário)
  • Cleisson Fabricio Leite Batista (Orientador)

 

Sistema de Informação para Gerenciamento da Secretaria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal Baiano

Descrição

Esse sistema foi projetado para otimizar os processos de matrícula/rematrícula dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa. Anterior ao processo de implantação do sistema, os servidores da Secretaria de Registros Acadêmicos precisavam preencher extensas fichas de matrícula de próprio punho, o que elevava os riscos de problemas de saúde relacionados a realização de esforços repetitivos. Estima-se, com base nos relatos dos servidores que atuam no setor, que esse sistema reduz em até 80% o tempo de matrícula/rematrícula, o que torna esse processo menos cansativo e mais produtivo. Através de relatórios o sistema permite um controle rápido e consolidado das informações de matrículas realizadas na Secretaria.

Demonstração

Vídeo em processo de gravação

Autor (es)

 

Sistema de Informação para Gerenciamento dos Atendimentos Pedagógicos do Instituto Federal Baiano

Descrição
Demonstração

Vídeo em processo de gravação

Autor (es)